sexta-feira, 11 de maio de 2018


      A TERRA DOS HOMENS TRANQUILOS

 

      
      Corrupção, tráfico de influências, desvio de fundos, burla qualificada, branqueamento de capitais, corrupção, abuso de confiança, abuso de poder, falsificação de documentos, fuga ao fisco…
       Ao contrário de outros costumes, os costumes financeiros não são nada brandos no inocente e chamejante país posto na moda.
 
 
       E contudo, os homens publicamente apontados a dedo como autores daqueles e doutros desmandos, às câmaras de televisão que os abordam dizem-se tranquilos quanto às manigâncias financeiras que lhes são imputadas. Ah, sim, tranquilos. Why not?
 
 
       Ricardo Salgado está tranquilo. José Sócrates está tranquilo. Armando Vara está tranquilo. Como tranquilo está o par Zeinal Bava/Henrique Granadeiro.
E como tranquilo pareceu Amílcar Morais Pires outro dia na televisão. Tranquilo estará igualmente o ex-ministro Miguel Macedo. Duarte Lima, o mais certo é estar tranquilo também, como José Oliveira e Costa, porque não?
 
 
E António Mexia. E o juiz Rangel. E a juíza não sei quantas, ex-mulher dele. Tranquilos! Manuel Pinho então deve estar tranquilíssimo refastelado no melhor sofá do seu bruto apartamento de Manhattan. E tão tranquilo que não diz nem uma nem duas. Tão tranquilo que nem sequer diz que está tranquilo.
 
 
Os da protecção civil, actuais e passados, estão tranquilos. Os dos bombeiros tranquilos estão. E os dos aviões. E os dos helicópteros. E os fantasmas implicados no desvio das armas de Tancos.
 
 
Luís Filipe Vieira, um pouco menos tranquilo, mas só por erro no rumo ao penta – tranquilíssimo deve estar no que toca aos boatos que o perseguem pelos negócios e pelas (alegadas) malfeitorias da bola.
 
 
Com 90 e tantos milhões perdoados pela banca intervencionada ficou sossegadíssimo Bruno de Carvalho. De certeza.
E Pinto da Costa já vai para mais de quarenta anos de tranquilidade absoluta.
 
 
Pois. Na política, na finança, na bola e no fogo está tudo tranquilo.
      E tranquilos porquê todos os escutados,indiciados, arguidos, suspeitos ou publicamente implicados nas caldeiradas do capital?


Porque todos afirmam a cega e inquebrantável confiança na justiça que fará deles, daqui a cinco, dez, quinze ou vinte anos, cidadãos inocentes e homens impolutos um dia infamemente vilipendiados.

4 comentários:

  1. Somos autores e vítimas de um terrorismo moral que assola a nossa época e muito particularmente o nosso país. Mas valha-nos os casamentos reais sempre com pompa e circunstância para entreter e anestesiar as consciências...

    ResponderEliminar
  2. Tranquilíssima estará também a tropa fandanga da própria justissa, que diariamente (e quiçá pela noite fora...) vive amancebada com a pocilga moral dos tabloides e televisões mercantis, chafurdando na mais grosseira e impune ilegalidade no que ao segredo de Justiça diz respeito.
    Mas agora cuidem-se, porque o regabofe está prestes a acabar, com as novas Directivas Europeias sobre o direito à imagem.
    Super-Procuradores inoperantes, invejosos e raivosos, esperem pela pancada.
    Que ela não vos seja leve.

    ResponderEliminar
  3. Tranquilíssima estará também a tropa fandanga da própria justissa, que diariamente (e quiçá pela noite fora...) vive amancebada com a pocilga moral dos tablóides e televisões mercantis, chafurdando na mais grosseira e impune ilegalidade no que ao segredo de Justiça diz respeito.
    Mas agora cuidem-se, porque o regabofe está prestes a acabar, com as novas Directivas Europeias sobre o direito à imagem.
    Super-Procuradores inoperantes, invejosos e raivosos, esperem pela pancada.
    Que ela não vos seja leve.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por mudar o estilo do Blog, Joel.
    Agora já é possível ver os seus artigos antigos através do arquivo.

    Muito obrigado! :)

    ResponderEliminar